Ainda sobre o Natal

O Natal lá por casa nunca foi sobre prendas. Talvez por isso nunca tenha estranhado o número de prendas virem a diminuir com a idade. O Natal sempre foi sobre a família, ou melhor, uma série de rituais que culminam na reunião da família. Não sou uma pessoa tradicional, nem de tradições mas existem alturas do ano que sinto a necessidade de me agarrar a alguns hábitos, como se eles movessem o tempo e eu tivesse novamente 10 anos.




Não é que eu viva no passado, porque não o faço, eu gosto do presente e do que está a acontecer agora mas porque quando era miúdo, o Natal não era 1 dia e meio mas sim 15 dias. Por isso, há coisas que eu não consigo largar, acordar na manhã de 24 e ver os clássicos da disney, ajudar o meu pai com as compras, ajudar a mãe na cozinha, o cheiro da canela, embrulhar prendas à última da hora, o bacalhau com broa e até os familiares barulhentos (eu tenho uma família digna de filme do Almodóvar, latina, histérica e com as emoções à flor da pele, eu adoro e um dia falo-vos sobre o assunto).

Nos últimos anos, a família tem vindo a crescer e o Natal deixou de ser construído para mim e para as minhas irmãs, agora é sobre eles, os meus dois pequenos. Eu sou um tio apaixonado e quero que eles tenham as mesmas experiências que tive quando era pequeno. Cultivo-lhes paixões, cultura e, puxo a brasa à minha sardinha, arte. Quero que eles se tornem adultos felizes e sonhadores e acredito que para isso é preciso que tenham uma infância cheia de estímulos e sorrisos. Bem, já me estou a alongar, isto para dizer que as tradições também mudaram e agora à lista de cima juntam-se as brincadeiras com os pequenos, a ida ao cinema e a revisão das cartas ao Pai Natal.

Desde que me mudei para o Porto, metade destas coisas acontecem à distância mas continuo a ser um sortudo porque ganhei uma nova família. Uma família feita de amigos, onde se celebra a reunião não uma vez por ano mas todas as semanas.

O Natal é sempre uma época feliz, onde metemos qualquer problema de lado e não pensamos em mais nada senão na festa, na celebração da família. Isto para vos dizer que já acabou mas já estou com vontade de outro.

Agora vamos lá bater nas panelas que o novo ano está a chegar.


1 comentário:

  1. também gosto muito do Natal :) e, para mim, o convívio é o melhor desta época festiva. Para mim o Inverno só tem encanto por causa do Natal, mal passa já só desejo que venha o Verão, mas, sem dúvida, que passou a voar e já deixou saudades! Quanto às tuas fotografias demonstram um Natal muito bonito **

    ResponderEliminar